Captação de água da chuva poderá ser obrigatória em novas construções

Crédito*: Internet
Crédito*: Internet

Diante da crise hídrica enfrentada em todo país, tramita no senado o Projeto de Lei 324/2015 que visa estimular a população a armazenar água da chuva. A autoria do projeto é do senador Donizeti Nogueira (PT-TO), que determina que as novas construções residenciais, comerciais e industriais, públicas ou privadas, tenham em seu projeto técnico item referente à captação de água da chuva para reúso não potável.

Segundo o senador, a intenção é impedir o desperdício de água limpa, reduzindo seu consumo, por meio da substituição por água de chuva em atividades que não exijam consumo direto, como as de limpeza. A proposta ainda prevê que as construções já existentes, sejam adaptadas sempre que for técnica e financeiramente viável.

Relator da matéria na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), Gladson Cameli (PP-AC), concordou com a importância do projeto, defendendo que o aproveitamento da água das chuvas é uma alternativa viável e eficiente para economia desse recurso natural.

“A maior parte dos usos da água não exige sua potabilidade, que é o grau de qualidade fornecido pelas distribuidoras às edificações urbanas. Assim sendo, o reúso das águas pluviais deve ser estimulado, como forma de redução da água captada dos cursos d’água e do esgoto a ser tratado”, argumentou.

 O projeto será analisado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e seguiu para Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, onde poderá seguir para a Câmara sem precisar passar pelo plenário.

Cisternas Modulares

Segundo relatório da ONU feito em 2015, a escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050. Em algumas regiões do Brasil existe problemas com abastecimento de água, obrigando a população a racionar o seu consumo. Para ajudar a amenizar os impactos da crise hídrica, muitas empresas surgem com tecnologias e produtos que ajudam a população a poupar água no dia a dia.

A TRC Sustentável é uma dessas empresas, que atua como franquia no segmento de gestão de consumo da água, com projetos voltados a todos os consumidores, com foco em economizar água e o dinheiro do cliente. Entre seus produtos, vale destacar a cisterna para captação de água da chuva e máquina de lavar. Os chamados “Kit Reúso”.

Cisterna de captação de água da chuva.
Cisterna de captação de água da chuva da TRC Sustentável.

Os Kits Reuso de Água, também chamados de Cisternas Modulares, são reservatórios de água projetados para captar água da chuva e da máquina de lavar, que podem ser utilizadas para limpeza da casa, calçadas, carros e até em descargas sanitárias.

É um produto ecologicamente correto que auxilia no uso racional do líquido, podendo gerar uma economia de até 50% no consumo de água potável no imóvel. Outra vantagem é que as cisternas são compactas, de fácil instalação, e se adaptam em diversos locais, como: sacadas de apartamentos, residências, indústrias, garagem de condomínios, entre outros. Além disso, oferece segurança contra o aedes aegypti, causador da dengue e chikungunya.  As cisternas tem capacidade de captar 150, 600, 1.000 e 1.050 litros de água.

Emmanuel Tomaz, com informações da Agência Senado.