O que é a Hora do Planeta e qual a sua importância para o meio ambiente?

hora_planeta_2-1
Imagem reprodutiva do evento A Hora do Planeta promovida pela WWF. Foto: Google

Diferentemente de muitos que podem pensar, a Hora do Planeta não é uma ação para economizar energia. É um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram sua preocupação com o meio ambiente, apagando as luzes durante sessenta minutos. O evento acontece neste sábado, dia 25/03, às 20h30 às 21h30.

A Hora do Planeta surgiu em 2007, em Sydney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas desligaram as luzes para demonstrar apoio ao ato que chamava atenção para as mudanças climáticas do planeta. Em 2008, cerca de 400 cidades de 35 países aderiram à ideia e de lá pra cá o evento tem ganhado cada vez mais destaque e número de cidades participantes. No ano seguinte, a WWF realizou o ato pela primeira vez no país. Em 2016, o evento chegou a 178 países e territórios e mais de 9 mil cidades e vilas. Em 2017, o evento chega aos seus 10 anos e pretende aproveitar o poder dos seus milhões de adeptos em todo o mundo para mudar o rumo das alterações climáticas.

Por que é importante?

De acordo com os organizadores, o projeto é importante por trazer, na sua raiz, a intenção em construir um futuro em que o homem viva em harmonia com o meio ambiente. O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar a atenção para uma reflexão sobre a questão ambiental e os desafios impostos pelo aquecimento global.

Portanto, vamos todos apagar as luzes para acender um futuro melhor. Sua consciência vai iluminar o mundo.

 

Emmanuel Tomaz, com informações do site WWF