Seabin Project: lixeira tecnológica retira resíduos sólidos e líquidos das águas marinhas e dos rios

Seabin1

O plástico nos oceanos é um dos grandes problemas ambientais do mundo. A maioria dos objetos que jogamos fora vai parar no mar e, além de contaminar a água, causa danos irreparáveis aos animais marinhos.

Sabendo disso, os australianos Andrew Turton e Pete Ceglinki criaram o Seabin, uma espécie de lixeira, que retira qualquer tipo de resíduo da superfície do mar de maneira simples e eficiente.

O projeto é como se fosse uma lata normal de lixo com um reservatório e, ligada a uma bomba, suga a água do mar e depois devolve. Tudo o que tiver sujo no mar, é capturado pelo sistema e preso em uma tela de retenção que fica dentro da lata.

Como funciona

O Seabin é fixo à uma ponte flutuante no qual é colocada também o motor (bomba d’água). A bomba d’água cria um fluxo em direção à lata de lixo atraindo para si o lixo flutuante e detritos. O lixo é armazenado em um saco de captura feito de fibra natural e a água é então devolvida para a parte inferior da lata, subindo até a bomba d’água onde é então bombeada de volta ao mar.

Nenhum peixe foi prejudicado no projeto. Os peixes se mantiveram longe do topo da lata.

seabin-3
O equipamento é ideal para limpar a superfície das áreas com águas calmas. | Foto: Divulgação

seabin-2

A eficiência do projeto já foi testada e comprovada. O Seabin vai conseguir limpar toda a superfície de áreas com águas calmas, como beira do mar, por exemplo. Mas para que tudo isso seja produzido sempre e em grande volume, os australianos decidiram fazer um crowdfunding, uma espécie de financiamento coletivo, e conseguir dinheiro o suficiente para o projeto.

Se quiser ajudar e ver o mar do mundo mais limpo, é só clicar aqui e apoiar o Seabin.

Emmanuel Tomaz, com informações do Portal Ecycle e The Seabin Project

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *