Apagar as luzes ao sair, imprimir apenas o necessário, pagar as contas online são algumas das 42 dicas lançadas no “Guia do Preguiçoso para Salvar o Mundo” que a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou para ajudar a melhorar a vida no planeta. O guia é direcionado a qualquer pessoa, que pode sim fazer a diferença mudando apenas alguns desses pequenos hábitos cotidianos. É um incentivo para que todos entendam que a mudança começa por nós, mesmo que seja o ser humano mais indiferente e preguiçoso.

“Não são só os governos que têm que fazer alguma coisa. Se a gente não fizer alguma coisa, a gente não vai ter um planeta sustentável para todo mundo. Então, é parte de todo mundo. É trabalho de todos. Você imagina se todo mundo fizer um pouquinho? Ele vira muito”, disse a oficial de Comunicação da ONU no Brasil, Roberta Caldo.

Level-1-5

Level-3-9

 

Level-2-Heroína-11

O Guia do Preguiçoso traz dicas divididas em categorias: Sofá Superstar, Heroína ou Herói da Família e Pessoa Legal do Bairro, de acordo com o grau de envolvimento e dificuldade da mudança de comportamento. A campanha está no ar no site e das redes da ONU Brasil desde o dia 10 de dezembro, data em que marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos, quando a Assembleia Geral da ONU adotou, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 70 anos em 2018.

A lista com as 42 dicas do Guia estão disponíveis no site das Nações Unidas.

Emmanuel Tomaz, com informações das Nações Unidas.